Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A QUESTÃO SOCIAL NA CRIMINALIDADE JUVENIL

A MARCA DA VIOLÊNCIA E A REINCIDEÊNCIA NA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA

Neste estudo, realizado durante o mestrado em Serviço Social,  procuramos mostrar os desdobramentos da reincidência, as implicações da violência e as suas vertentes de explicação, a criminalidade juvenil e a integração perversa. Traçamos um breve histórico sobre os aspectos jurídicos da reincidência e sua relação com o processo socio-penal na menoridade, desde o império até o advento do ECA, com ênfase na Lei Menorista e na institucionalização da criança e do adolescente até a Febem atual.

Leiam a pesquisa na íntegra e descubra como pensam e agem os adolescentes que se envolvem com a prática de ato infracional na cidade de São Paulo.
Disponível em:

PAUSA PARA REFLEXÃO!

O HOMEM CONTEMPORÂNEO E SUA  
REPRESENTAÇÃO SOCIAL NOS MEDIA
 Um novo modelo de homem vem sendo definido e observado como um fenómeno social que envolve na sua concepção a sociedade de consumo e a sua representatividade através dos media. Este estudo propõe-se na análise do comportamento social, apresentado pelos meios de comunicação, do homem contemporâneo. Tem o intuito de identificar as mudanças ocorridas no âmbito social, na identidade e nas questões inerentes ao género desse “novo” homem. Diante da entrada da mulher no mercado de trabalho, as novas tecnologias, a preocupação com a aparência e a ditadura da beleza imposta pelos meios de comunicação, surgiram novas necessidades e hábitos de consumo voltadas ao homem.
Esta pesquisa, de Soraya Maria Bernardino BARRETO JANUÁRIO, nos oferece uma oportunidade de reflexão a respeito do homem contemporâneo.

Palavras-Chave: Metrossexual, Publicidade, Representação Social, Consumo.

Acessem o artigo na íntegra: disponível no sitio http://www.apebfr.org/passagesdeparis/editione2009/portugal/Portugal%20-%20Soraya%20Januario.pdf: